top of page
  • Edson F. J. Junior

Evolução Tecnológica e Orientação Cartográfica- 6º anos ( Escola Dom José Mauro)

O uso de novas tecnologias na cartografia tem possibilitadoa produção das reproduções cartográficas cada vez mais sofisticadas e precisas, e tambem aprimorando os instrumentos de localização, orientação e registro tem permitido que o ser humano representar a superfície terrestre com mais eficiência. Essas tecnologias tem sido impressionadas não apenas para o trabalho dos cartógrafos, mas também de outros que estuda as ciências da terra, como os geógrafos e os geológos, que usa esses intrumentos para ter mais informações sobre a superfície do planeta.

Fotografias Aéreas: São imagens de uma determinada área da superfície terrestre obtidas por meio de sensores, que são instaladas nos aviões. O começo do uso das imagens aéreas começou no século XX, principalmente depois da 2 guerra mundial, de lá pra cá, houve uma revolução na produção dos maps, hoje em dia, as imagens aéras estão mais aperçoadas.

As Imagens aéreas serve para análise nos diferentes elementos do espaço geográfico com por exemplo: rios, florestas, construções, plantações, rodovias, etc, as imagens aéreas permitiu que os mapas fossem mais completos e com mais informações precisas para estudo.

Primeiras imagens aéreas da capital Vitória (ES)

Capital Vitória ( ES), nos dias atuais

Primeira imagem aérea do mundo, ano de 1838

Vista aérea da cidade de Serra(ES)

obtenção de imagens aéreas

Imagens de Satélite: São Obtidas através pela técnica do Sensoriamento Remoto e tem fianlidade de obter informações precisas sobre a superfície Terrestre, por meio do sensoriamento Remoto é possivel captar imagens de grandes extensões, e ver as alterações que ocorre no espaço geográfico, essas informações são obtidas por sensores por intervalo de horas e tambem dias.

Os satélites que orbitam no espaço têm várias funções através de seus sensores, tais como emitir sinais de telecomunicações, observar o processo de desmatamento em uma região, coletar informações com fins estratégicos ou para prever os padrões climáticos. De qualquer forma, os satélites coletam imagens que permitem analisar todo tipo de realidade. Essas iamgens são registradas através de ondas eletromagnéticas, pois quando o sol radia na terra, as coisas que existem nos diferentes espaços são refletidos para os sensores para captar imagens.

Sputnik: o primeiro satélite artificial russo, lançado em 1957

Imagem da Grande Vitória no satélite

imagem de Satélite da Cidade de Brasília(DF)

Processo de captação de imagem do satélite

Orientação e localização na Superfície Terrestre

A orientação está presente em nosso dia-a-dia a todo o momento nos lugares que vamos, precisamos saber como chegar e como voltar para casa.

Desde os primeiros povos da antiguidade, os homens precisavam se localizar, pra realizar sua coleta, localizar sua caça, etc, e do mesmo modo tinha que ter referências para voltar. Nas grandes navegações não era diferente, no século XVI os europeus se lançaram ao mar em busca de novas terras e as novas descobertas. Para ampliar seus horizontes precisavam de algo que os guiassem.

Bússola antiga, inventado pelos chineses no século V

Orientação pelos astros – é utilizada através dos tempos, principalmente para as grandes navegações, onde se observava as estrelas, apesar de ser bem menos precisa do que os instrumentos.

Orientação para os pontos cardeais

Cruzeiro do Sul- Utilizado pelos navegadores marítimos para localização.

Rosa dos Ventos- é um desenho que serve de instrumento para a navegação geográfica, utilizada para auxiliar a localização de determinado corpo ou objeto em relação a outro. É formada pelos pontos cardeais e seus intermediários( colaterais e subcolaterais).

O termo “rosa dos ventos” foi criado devido a semelhança da rosa com o desenho dos pontos cardeais presentes nas bússolas, que lembram as pétalas desta flor.

Os pontos cardeais: Norte (N), sul (S), Oeste (O, ou West, em inglês) e Leste ou Este (L ou E);

Os pontos colaterais: Noroeste (NO), nordeste (NE), sudoeste (SO) e sudeste (SE);

Os pontos subcolaterais ou intermédios, és-nordeste (ENE), nor-nordeste (NNE), su-sudeste (SSE), és-sudeste (ESE), oés-sudoeste (OSO), su-sudoeste (SSO), nor-noroeste (NNO), oés-noroeste (ONO).

Rosa dos Ventos- ultilizado para localização nos mapas, navegações,etc.

466 visualizações0 comentário
bottom of page