top of page
  • Edson F. J. Junior

Conflitos e tensões parte 2- 8º anos ( Escola Dom José Mauro)

4- Caxemira

Localização: Norte da índia, Paquistão e Sudoeste da China

Tipo: Religiosa, e disputa territorial Motivo: Os hindus e os muçulmanos nunca se entenderam muito bem. Para os adeptos do hinduísmo ou do islamismo não se trata apenas de religião, são modos de vida diferentes, visões de mundo diferentes.

A religião hindu, surgida na Índia, reverenciava vários deuses diferentes ao contrário da religião islâmica, trazida por conquistadores, que acreditava num deus único e tinha em Maomé sua figura maior. Sem contar que os hindus viviam em uma sociedade de castas, extremamente hierarquizada, onde não havia igualdade entre os indivíduos, contrastando com o que era pregado pela religião maometana de que todos os homens são iguais perante Deus.

A rivalidade entre Índia e Paquistão pela Caxemira tem sua origem na década de 40 durante o processo de independência da Índia, quando país deixou de ser colônia britânica.

Para evitar conflitos com a minoria muçulmana, o governo britânico resolveu criar um Estado para os fiéis dessa religião. Desta maneira, nasceu o Paquistão Ocidental e o Paquistão Oriental, atualmente, Bangladesh. Na região da Caxemira, os britânicos propuseram que se decidisse através de umreferendo a qual país gostariam de pertencer.

O marajá que governava a província naquele momento, decidiu integrar-se à Índia. Esta resolução desagradou aos muçulmanos locais que protestaram afirmando que a maioria da população da região era de origem paquistanesa e, portanto, deveria pertencer ao Paquistão.

Uma guerra não declarada entre os dois países se estendeu até 1949. A Índia perdeu parte do território da Caxemira, que foi incorporado ao Paquistão com o nome de Azad Kashmir (“Caxemira Livre”).

Igualmente, ficou estabelecida a realização de um plebiscito, mas a Índia não cumpriu esta decisão, pois considera que a região é sua e não é preciso fazer esta consulta à população.

Bandeira da Caxemira Livre

Região da Caxemira

Foto do vale da Caxemira

5- Curdistão

Localização: Fronteira de 6 países ( Turquia, Irã, Síria, Armênia, Azerbaijão, e Iraque)

Tipo: Territorial e reconhecimento de um povo. Motivo: 1º = Maior nação do mundo sem ter um território autonômo, chamado de Curdistão.

2º= Os curdos tem seu idioma próprio, o Curdo, e a maioria do povo Curdo são da religião Islâmica Sunita.

3º= O povo Curdo são violentamente reprimídos principalmente na Turquia e Iraque, no meados do século XX, foi criado um projeto para que o Curdistão seja uma nação indenpente, mas até hoje eles não consguiram essa autonomia.

4º= O partido dos trabalhadores curdos, o PKK, são um grupo seratista que foram responsáveis por séries de atentados como forma de protesto separatista para uma independência.

Bandeira do Curdistão

Mapa da Distribuição do Povo Curdo

Foto do povo curdo manisfestando

6- Conflitos na África

Conflitos na ÁFRICA

O continente africano é palco de uma série de conflitos, consequência da intervenção colonialista, principalmente no fim do século XIX e início do século XX.

Os conflitos na África perduram por muitos anos, eles são motivados por diversos fatores: política, território, religião, questões socioeconômica, dentre outros.

A divisão territorial do continente teve como critério apenas os interesses dos colonizadores europeus, desprezando as diferenças étnicas e culturais da população local. Diversas comunidades, muitas vezes rivais, que historicamente viviam em conflito, foram colocadas em um mesmo território, enquanto grupos de uma mesma etnia foram separados. Após a Segunda Guerra Mundial, ocorreu um intenso processo de independência das nações africanas. Porém, novos países se formaram sobre a mesma base territorial construída pelos colonizadores europeus, desrespeitando a cultura e a história das comunidades, consequentemente inúmeros conflitos étnicos pela disputa de poder foram desencadeados no interior desses países.

Mapa Etnìco da África

Partilha da África

São vários os conflitos no continente africano; o que é pior, muitos deles estão longe de um processo de pacificação. A maioria é motivada por diferenças étnicas, é o que acontece em Ruanda, Mali, Senegal, Burundi, Libéria, Congo e Somália, por exemplo. Outros por disputas territoriais como Serra Leoa, Somália e Etiópia; questões religiosas também geram conflitos, é o que acontece na Argélia e no Sudão. Além de tantas políticas ditatoriais instaladas, a que teve maior repercussão foi o apartheid na África do Sul – política de segregação racial que foi oficializada em 1948, com a chegada ao poder do Novo Partido Nacional (NNP). O apartheid não permitia o acesso dos negros às urnas, além de não poderem adquirir terras na maior parte do país, obrigando os negros a viverem em zonas residenciais segregadas, uma espécie de confinamento geográfico.

67 visualizações0 comentário
bottom of page