top of page
Edson F. J. Junior

Europa- Aspectos Naturais 2ª parte - 9º Anos (Relevo e Hidrografia)- (Escola Dom José Mauro)

RELEVO:

Assim como acontece com o clima e a vegetação, as relações entre relevo e a hidrografia ocorre de modo particular no continente europeu, através da dinãmica tectônica ( Vulcões e deslocamento de placas,etc) e os aspectos climáticos colabora e muito para o relevo europeu, e principalmente de grande rios existentes no continente.

As principais formas de relevo na Europa:

1- Planícies-É o mais predominante do continente, cerca de 70% do território, a sua origem está na diposição dos sentimentos, em eras geológicas recentes, trazidas por rios ou lagos naturais. Exemplos: planície Russa, Germano-Polonesa e Húngara.

Planície Húngara

Planalto e maciços antigos- os planaltos europeus foram bastante desgastados pela erosão por ações geológicas, e por esse motivo apresentam altitudes consideradas baixas e formas de relevo arredondados. Nas áreas de planaltos, pode-se destacar o Maciço Central na França, planalto da Lapônia, montes Peninos,etc

Planalto da Lapônia

Montanhas-Possuem origem geológica mais recente do que as demais formas do relevo europeu, pois são época do Terciário. Essas regiões se caracterizam por elevadas altitudes e constantes movimentos tectônicos, como terremotos e erupções vulcânicas. São regiões de Cordilheiras de montanhas. Ex: Alpes, Caucásio,etc

O Monte Blanc, com 4.807m, é pico de maior altitude dos Alpes

Monte Elbrus (5.642m) que, localizado na Rússia, é o pico mais alto do continente.

Hidrografia:

A maioria dos rios europeus é navegável e exerce um papel importante, tanto nacionalmente quanto entre diversos países. Eles funcionam como limites, vias de transportes e comércio e fontes de sustento. Muitos rios europeus foram homenageados em canções e poesias e têm desempenhado um papel importante, tanto para o comércio quanto para a história.

Os principais rios são:

1- Rio Volga: O mais longo rio do continente europeu possui 3.688 km de extensão e nasce no planalto de Vadal, na Rússia. Seus canais interligam os mares Branco, Báltico, Negro, Azov e Cáspio, desaguando neste último. O rio é importante para a pesca, irrigação e comércios locais russos. Serus desníveis são utilizados para a geração de energia elétrica. Cruzeiros levam os turistas de Moscovo ao Mar Cáspio.

Rio Volga

2- Rio Danúbio: Com 2. 860 km de extensão, é o segundo rio mais longo da Europa, perdendo apenas para o Rio Volga. O rio constitui Fronteira natural de 9 países, passando por Alemanha, Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Sérvia, Romênia e Bulgária, chegando até as fronteiras da Ucrânia, onde sua foz é no mar Negro. O rio já foi o alvo de muitas invasões em suas margens no passado, por latinos de origem eslava, romana e romena. Hoje em dia os turistas tem a possibilidade de percorrer o rio através de cruzeiros.

Rio Danúbio

3- Rio Reno: O rio atravessa o continente europeu de norte a sul, possui 1.233 km de extensão . Nasce nos Alpes suíços e passa por 6 países: Suíça, Áustria, Liechtenstein, Alemanha e França. Durante o Império Romano, foi usado como barreira natural contra ataques bárbaros, mais tarde foi um dos berços da revolução industrial .

Rio Reno

4.823 visualizações0 comentário
bottom of page