top of page
  • Foto do escritorEdson F J Junior

Relevo no continente Americano parte 2(Matéria 8º ano 3- Escola Maria Penedo)

Relevo na América do Norte

O relevo da América do Norte apresenta duas cadeias de montanhas arranjadas de forma quase paralela: as cordilheiras Ocidentais e os montes Apalaches ou Alegânis, que incluem: a serra Nevada, os montes das Cascatas, as montanhas Rochosas, e a cadeia da Costa. Entre eles existem três áreas mais baixas: o escudo canadense, ao norte; a planície central; e a planície da costa do Atlântico.

No México, as cordilheiras ocidentais dividem-se, nas serras Madre Ocidental e Oriental, com vulcões como o Popocatepetl (5.451m) e o Orizaba (5.699m), que fecham o planalto mexicano.

Os principais acidentes geográficos são as penínsulas da Flórida e do Yucatán, no golfo do México, e a península e o golfo da Califórnia. O ponto máximo é o monte McKinley (6.194m), no Alasca.

As maiores ilhas são Groenlândia, Banks, Vitória, Ellesmere, Devon e Terra de Baffin e estão localizadas ao norte.

Mapa do relevo da América do Norte

Relevo na América Central

A América Central apresenta um relevo montanhoso e possui uma das regiões com maior número de vulcões ativos. O relevo avança sobre a estreita região costeira do oceano Pacífico até o topo das montanhas e desce gradualmente para uma ampla região que se estende ao longo do mar do Caribe. Os oceanos Atlântico e Pacífico são ligados através do canal do Panamá.

A hidrografia da América Central é composta por três grandes lagos: O Nicarágua, o Manágua e o Gatún. Os rios de maior curso da América Central deságuam no Caribe, enquanto os menores desembocam no oceano Pacífico.

Mapa do relevo da América Central

797 visualizações0 comentário
bottom of page