top of page
  • Foto do escritorEdson F J Junior

Domínios Morfoclimáticos do Brasil(Mares de Morros, Araucárias, e Pradarias) parte 3 ( Matéria dos 7

Domínio Mares de Morros

Localização: quase todo território do estado de São Paulo (exceto áreas ao norte e sul); noroeste e faixa litorânea do Paraná; áreas litorâneas dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; faixa leste de Minas Gerais, todo território do Rio de Janeiro e Espírito Santo; faixa litorânea da região Nordeste.

Características principais: clima úmido, relevo com presença de serras (exemplos: Serra do Mar, Mantiqueira e Espinhaço); solo que sofre com a erosão provocada pelo alto índice pluviométrico (chuvas); grande parte deste domínio está ocupada por vegetação da Mata Atlântica.

Domínio das Araucárias

Localização: região sul do Brasil. Presente nas áreas centrais dos estados do Paraná, Santa Catarina, além da área norte do Rio Grande do Sul.

Características principais: clima subtropical; vegetação subtropical (Mata de Araucária); presença de rios perenes.

Domínio das Pradarias

Localização: presente na área meridional do estado do Rio Grande do Sul.

Características principais: clima subtropical; vegetação composta basicamente por gramíneas e herbáceas; relevo de planalto com presença de leves ondulações.

Faixa de Transição

Faixa de transição morfoclimática é uma região geográfica que apresenta uma mistura dos elementos naturais, isto é, a região apresenta-se heterogênea e nela se encontra a diversidade nas formas de relevo, do clima, da vegetação, nos tipos de rios ou dos solos.

Faixas de transição são áreas intermediárias entre as regiões naturais, muitas vezes agrupam características de dois ou mais dominios morfoclimáticos.

Localização: Em todo território nacional na divisa de cada domínio Morfoclimático

Um exemplo é o Pantanal mato-grossense.

A região do Pantanal, que ocupa partes do sudoeste do Mato Grosso e oeste do Mato Grosso do Sul. O Pantanal possui uma vegetação bastante diversificada, composta por florestas, cerrados e até mesmo espécies típicas da Caatinga. O relevo do Pantanal é formado por uma vasta planície, com rios volumosos. O clima é quente, com uma estação chuvosa (de novembro a abril) e outra de seca (de maio a outubro). Na estação chuvosa os leitos dos rios transbordam e as águas inundam grande parte da planície. Da mesma forma como os climas, que não possuem limites abruptos entre eles, a mudança de uma vegetação para outra ocorre de uma forma gradual, gerando desta forma as Áreas de transição.

Outro exemplo de faixa de transição e a Mata dos Cocais ..."Floresta de Transição " entre o domínio seco da Caatinga , no Nordeste, e o domínio úmido da Amazônia. Essa mata , que se encontra principalmente no norte dos estados do Maranhão e Piaui , destaca-se pela presença de duas especies de palmeira: o Babaçu( Foto 1) , que pode atingir de 15 a 20 m de altura ,e domina a porção oeste ,próximo ao clima mais úmido da Amazônia ; e a Carnaúba(foto 2) , que também pode atingir ate 20 m de altura ,e predomina na porçao leste , de clima mais seco da Caatinga.

Foto 01: Palmeira Babaçu

Foto 2: Palmeira Carnaúba

1.395 visualizações0 comentário
bottom of page